Começando o preparo para as delicias feitas com Bio massa ,( bananas verdes)


Preparo:
Com uma faca ou tesoura, separe do cacho as bananas verdes não aclimatizadas.
Aqui vale um parêntese para explicar melhor o que é isso:
(Não climatizada todas as bananas que são vendidas comercialmente em feiras, supermercados passam por um processo aclimatização, isto é, são colocadas em uma espécie de estufa para acelerar o processo de amadurecimento. Essas bananas não servem.  Por isso, você deve procurar a banana verde “de verdade”, isto é, aquela que foi retirada do cacho e foi diretamente para a sua casa.)
Tome cuidado para manter os talinhos na banana para que elas fiquem íntegras e bem fechadinhas, sem aparecer nenhum pedaço da parte branca interna. Lave – as bem.
Dependendo da origem deste cacho, é preciso lavar com água e sabão, utilizando uma esponja. Se for esse o caso, enxague bem., Com uma esponja lave muito bem com água e sabão e enxague muito bem cada uma delas, uma por uma.
Em uma panela de pressão, coloque a água até a metade e quando abrir fervura adicione as bananas verdes com casca.
Esse procedimento se chama “Choque térmico” e é muito importante. Tampe a panela e, quando começar a fazer o barulho do vapor saindo da válvula, abaixe o fogo e deixe por 10 minutos. Depois desse tempo desligue o fogo, mas não abra a panela.
Não acelere esse processo, colocando a panela de pressão debaixo da água da torneira por exemplo. A panela de pressão tem de perder a pressão naturalmente.
Destampe a panela e descasque as bananas com o auxilio de um garfo, pois preciso descasca – las ainda quentes (e depressa).
Em seguida, centrifugue ou bata no liquidificador, como já disse antes, nós em nosso curso preferimos amassa-las com garfo e separar as cascas,  até que se transforme em uma pasta quente. Lembre – se que é necessário fazer isso rapidamente, pois a banana precisa estar o mais quente possível para facilitar o processo.
Caso a banana esfrie, não bata em processador ou liquidificador, pois ela vai estar dura. Nesse caso coloque a em Banho-Maria (em um pirex dentro de uma panela com água, no fogo). Espere amolecer novamente e bata imediatamente para obter uma pasta.
Não jogue fora as cascas. Guarde – as em um pote com água e limão na geladeira por até 07 dias na proporção de 03 colheres de sopa de suco de limão  para cada litro de água , no curso tivemos informação de que as cascas não seriam congeladas. somente guardadas na geladeira por no máximo 7 dias
A casca pode ser cortadas, picamos bem igual na foto acima citada sobre a bio massa fibra e conservamos nesta solução de água e limão,  pode ser  cozida como um legume, fazendo parte de outras preparações. Pode também ser processadas até que se obtenha uma pasta dessas cascas, a qual pode ser acrescentada em diversas receitas como tabule, quibe, cuscuz, farofa, arroz, bolos pães, etc…
Isso agregará não apenas valor nutricional á receita, mas também a tornará excelente fonte de fibra.. fizemos muitas delicias com ela, vou colocar aqui as receitinhas maravilhosas a seguir, para utilização das cascas 9 bio massa fibra, pegamos a quantidade desejada e esprememos para tirar o caldo do limão e utilizamos. 





Receita do pão econômico:

02 Colheres de (sopa) de fermento Biológico fresco ou um fermix, aquele fermento seco
02 xicaras de leite morno
03 xicaras de chá de bio massa polpa, ou seja a banana verde cozida e amassada
02 ovos inteiros 
01 colher de ( café ) de sal
01 xicara de óleo
01 xicara de açúcar
09 xicaras de farinha de trigo aproximadamente
preparo:
dissolva o fermento numa xicara de café de leite morno, acrescente o sal e uma colher de sopa de açúcar, para formar uma esponja de fermento e reserve.
Leve o restante do leite com a bio massa, o óleo, o restante do açúcar, os ovos e bata no liquidificador, coloque essa mistura num recipiente , acrescente a esponja do fermento e mexa bem.
Peneire a farinha de trigo, e acrescente aos poucos nessa mistura. amasse bem até desgrudar das mãos, e deixe crescer até dobrar de volume , modele os pães na forma untada e enfarinhada deixe-os crescerem novamente até dobrar de volume , asse em forno pré aquecido 


A massa do pão já ficou pronta, agora vamos dividi-la para modelar e colocar na forma untada e enfarinhada para crescer.

Dividindo para modelar nas formas, nossa ficou uma delicia e o resultado foram 4 formas de pães deliciosos que comemos no café da manhã, hummmmmmmmm deu vontade? faz aí tb , sua familia e vc irão ficar fã deste alimento gostoso e rico , enfim os pães ficaram prontos olha eles aqui:

Acabaram de sair do forno e foram pincelados com margarina, o resultado é um pão brilhante e muito macio< espero que vcs tenham gostado, obrigada pela visita , se puderem deixem um recadinho , e vem mais e mais receitas por aí, me aguardem, mondibeijos.



0 comentários:

Quem sou eu

Minha foto
sou uma mulher alegre, muito feliz , casada com o amor da minha vida,amo minha familia, meus amigos,e sou apaixonada demais pelos meus animais de estimação, amo cozinhar, e dizem que cozinho muito bem... eu tb acho hehehehheheheh, faço com paixão, ah tb tenho fama de engordar todo mundo, acho isto um exagero mas, enfim reconheço que meus cuidados exageram um pouquinho, acho que eles sempre estão magrinhos... adoro pesquisar e conhecer mais e mais, fico feliz quando encontro alguma coisa boa e interessante, quero logo compartilhar... e por falar nisso, este blog foi criado a pedido de uma amiga que amo demais a quem quero dedica-lo com muito amor..Aninha,uma pessoa maravilhosa, cheia de carinho ♥

Seguidores